quinta-feira, 19 de abril de 2012

Modo EXR

Uma das maiores inovações é o modo EXR, que no modo auto ela identifica 27 tipos de ambientes e configura a câmera paratirar boas fotos, mas se desejar nesse modo vc pode escolher entre 3 outras opções, EXR para Prioridade na Resolução(fotos em ambientes grandes para melhor resolução), Iso Alto/Baixo(fotos com baixa luz) ou D-Range(prioriza as cores) ou o própio Modo Auto EXR.

Como eu faço para mudar de modo???
Com o modo EXR selecionado, aperta o botão menu(o do meio do circulo), no menu Fotografia, procure apertando para cima(ou para baixo) o seção EXR MODO(acho q começa nela), e aperte para direita e irá abrir uma janela com as opções EXR MODO, PRIOR. RESOL., ISO ALTA/BAIXO RUÍDO E PRIOR D-RANGE. Então basta mover para cima(ou para baixo) e selecionar a opção desejada de acordo com o desejo apertando para esquerda ou o botão ok(mesmo de menu).

Exemplos de fotos:

ISO ALTA/BAIXA

PRORIDADE RESOUÇÃO

D-RANGE

AUTO

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Velocidade do Obturador

Hs20 não é semi-profissional, muito menos profissional, é uma câmera superzoom, porém com várias formas de ajuste manual na câmera(o própio zoom é uma delas xD) para você aprender melhor sobre os elementos e técnicas de fotografia, e não ficar somente naquela de automático em todas as fotos... no máximo mudando os modos automáticos da câmera.

 

Esse post vou focar na velocidade do obturador. Obturador é uma negocinho que abre e fecha na hora de tirar as fotos, quanto mais tempo ele fica aberto, mais luz a câmera capta, assim quanto menos tempo... adivinha... menos luz a câmera capta.

 

No modo EXR, que é normalmente o usado na câmera HS20, você pode ver a velocidade que a câmera vai usar na canto esquerdo do visor, que a medida que se muda a luminosidade esse número irá mudar. Para mudar essa velocidade pode-se usar outros modos não automáticos, assim como o modo Manual(M) ou Modo de Prioridade na Velocidade(S), quando está selecionado um desses modos, se pode mudar a velocidade do obturador girando o circulo do lado do de seleção de Modos que se pode ser o como no Modo EXR, no canto esquerdo. Quanto maior o número, menor o tempo do obturador aberto, é visto como 1/ o número que está lá, por exemplo 50 quer disser que o obturador abrirar por 1/50 segundos e um 2" quer dizer que o obturador ficara aberto por 2 segundos.

 

Mas... para que mudar a velocidade do obturador???
Para melhorar a captura da luminosidade dos diversos ambientes e também para fotos de movimento, se vc tirar foto de alguém correndo com velocidade de 1 segundo a pessoa sairá toda borrada, caso tirada com 500, deverá sair muito mais nítida.

 

Então pq não tirar logo todas as fotos com 1000 de velocidade para ter nitidiz???

Pq quanto mais velocidade, menos luz o câmera captará, assim fotos com pouca luz vc irá ver apenas um preto na foto, e em fotos noturnos, o segredo é diminuir a velocidade(deixar uns 2 ou 4 segundos) deixar em algum tripé e deixar lá captando a luz.

 

Exemplos:

 

tempo 4"
tempo 2"


tempo 1"

tempo 1/4

tempo 1/25

tempo 1/50

tempo 1/250

 

Função Macro/SuperMacro Exemplos

Como já falei antes, uma das melhores qualidades dessa câmera é fazer fotos macro com alta qualidade sem ser preciso equipamentos extras caros, para usar essa função e fazer a câmera focalizar objetos próximos, você tem que apertar na flor(florizha do mário) que é a seta <= no circulo de opções, ai irá aparecer as opções OFF MACRO e SUPERMACRO, OFF é o normal, para focalizar imagens em distâncias consideráveis, já macro para imagens de perto e também pode ser usado para desfocalizar o fundo das imagens, já o SUPERMACRO para fotos muito perto... muito perto mesmo, tipo com a lente da câmera a menos de 1cm do foco.


Alguns exemplos de fotos com as funções ativas.

Foto com supermacro


abelha com supermacro


Abelha com supermacro


Barata com supermacro noturna


Grilo com macro(ele era grande, não cheguei tão perto com a câmera)


Abelha com supermacro

 Como o foco é fazer uma espécie de review da câmera, vou usar apenas imagens originais nas postagens, sem uso de photoshop, entre essas fotos, a da barata me chamou atenção, pois foi um foto de noite e com pouca luz, mesmo assim mostrou muito detalhes e foto ficou com pouco ruido para uma foto noturna.

Começo

Como muitas pessoas, eu gosto muito de tirar fotos, porém somente a pouco tempo eu realmente comecei a estudar fotografia.

Quando pensei em comprar uma boa câmera eu queria muito uma profissional, mas depois de pesquisar bastante sobre qual câmera comprar, acabei notando que eu realmente queria uma SuperZoom e não as profissionais ou semi-profissionais. Assim eu fui pesquisar qual modelo comprar, como meu orçamento estava apertado e eu estava só começando os estudos, decidi comprar uma "barata". Comparando com as modelos SuperZoom, a que mais agradou foi a HS20EXR da Fuji. Que tira boas fotos tanto de muito longe(zoom 30x) como de muito perto(macro muito bom) e com lente fixa, o que significa não ter que ficar gastando com lentes extras para fotografar senas diferentes.


Assim decidir criar esse blog para mostrar algumas fotos tiradas e se der, fazer alguns tutorias sobre fotografia com os assuntos que vou estudar.


Obs: Essa máquina tem tendência a tirar fotos pouco saturadas se comparadas com algumas mais caras da categoria SuperZoom, mas é só aumentar a saturação e o contraste usando algum programa de edição de imagem que terá um bom resultado.